Em Foz, a obra pode ser adquirida nas lojas
de lembranças do Parque Nacional do Iguaçu

Capa_Labirintos-Parques-Nacionais-NuritBensusan

Os 12 principais parques nacionais do Brasil ganharam uma publicação infanto-juvenil que retrata de forma ilustrada as curiosidades e características das unidades de conservação. A obra intitulada Labirintos – Parques Nacionais é de autoria da bióloga Nurit Bensusan com a arte de Eloar Guazzelli. O objetivo central do livro é despertar o conhecimento das crianças e adolescentes para a preservação do meio ambiente.

A autora tem a preocupação de introduzir aos leitores o que são os parques nacionais, quando foram criados e suas missões com a natureza e a sociedade. Para Nurit, os parques são unidades de conservação que têm como objetivo, além da proteção ao meio ambiente, a visitação. “Muitas vezes sua criação acaba criando conflito com populações que residem em áreas destinadas à proteção ambiental. Os parques precisam ser conservados e acessíveis às pessoas.”

As unidades listadas na publicação aparecem com informações de localização, data de criação, área, ilustração simbólica e textos descritivos. Os 12 parques selecionados no livro são: Iguaçu, Marinho Fernando de Noronha, Tijuca, Abrolhos, Anavilhanas, Brasília, Aparados da Serra, Serra da Capivara, Lençóis Maranhenses, Pantanal Mato-Grossense, Grande Sertão Veredas e Pico da Neblina.

nurit bensusan - labirintos Bioludica

Confira abaixo a entrevista com Nurit Bensusan.

Cataratas do Iguaçu S/A – Como surgiu a ideia de criar o livro Labirintos?

Nurit – A ideia era apresentar os parques nacionais para as crianças e para os adultos que as circundam (pais, professores, familiares e amigos) e mostrar que, além de proteger a natureza, os parques asseguram a integridade das mais emblemáticas paisagens desse país, que constituem elementos importantes da identidade nacional. A forma de apresentar, criando um labirinto para cada um dos 12 parques que fazem parte do livro, tem a intenção de dar ao livro um componente lúdico, para além das informações.

Cataratas do Iguaçu S/A – Por que produzir um livro voltado ao público infantil?

Nurit – Eu venho trabalhando com esse público há dois anos e acho que há um enorme potencial… As crianças, em geral, possuem uma empatia com a natureza que os adultos já perderam. Os adultos querem saber para que servem as coisas, são mais utilitaristas; as crianças não, elas acham que conservar plantas e animais é bacana por si só. Preservar essa empatia, para além da infância, é um dos meus objetivos quando escrevo e produzo jogos para esse público.

Cataratas do Iguaçu S/A – Por que o nome Labirintos?

Nurit – Como o livro traz 12 labirintos, esse é o nome mais natural, mas também há essa ideia de se perder nos parques, na natureza, e achar boas razões para conservá-los…

Cataratas do Iguaçu S/A – A publicação tem o objetivo de colaborar na popularização do conhecimento sobre os parques nacionais e suas realidades?

Nurit – Claro, esse é um dos maiores objetivos do livro. É mais fácil gostar do que se conhece, é mais fácil se preocupar e tentar resolver os problemas de uma questão que nos diz algo… Assim, as crianças aprendem sobre os parques, ficam querendo visitar essas incríveis paisagens, e os pais, professores e amigos se envolvem, ainda que indiretamente, com os parques e sua situação.

Cataratas Iguaçu S/A – A concessionária foi criada para incentivar o turismo em unidades de conservação no Brasil e ajudar a preservar suas belezas naturais. É uma empresa 100% brasileira, com tecnologia única na administração de serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu (PR), no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE) e no Parque Nacional da Tijuca (RJ). Já são 12 anos de experiência em gestão ambientalmente correta. A Cataratas do Iguaçu S/A é um modelo para o país.

Cataratas do Iguaçu S.A
www.cataratasdoiguacu.com.br
 (45) 3521-4400

Interaja com a Cataratas do Iguaçu S/A:
www.facebook.com/concessionaria.cataratas.sa
@cataratas_sa

(Cataratas do Iguaçu S.A)

Anúncios