Obra Labirintos – Parques Nacionais, recentemente exposta na feira de Bolonha (Itália), foi vencedora da categoria Informativo do Prêmio FNLIJ 2013

Capa_Labirintos-Parques-Nacionais-NuritBensusan

Após ser exposto na Feira de Bolonha (Itália), um dos maiores eventos mundiais voltados à literatura infantil, o livro Labirintos – Parques Nacionais, de autoria da bióloga brasiliense Nurit Bensusan, recebeu, na manhã desta terça (14/5), o prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) – O Melhor para Criança, premiação máxima concedida, anualmente, desde 1975, aos melhores livros nacionais infantis e juvenis, e que hoje conta com diversas categorias como poesia, melhor Ilustração, literatura de língua portuguesa, entre outras. Vencedor da categoria Informativo, Labirintos é um livro ilustrativo que aborda em 56 páginas a história e as curiosidades em torno de doze parques brasileiros. Além atrair a garotada de maneira lúdica, a obra propõe ainda um alerta para a importância da preservação ambiental.  

Autora de mais de 12 obras técnicas que abordam o meio ambiente, Nurit Bensusan conta que a vontade de escrever para o público infantil surgiu há pouco tempo, em 2011, quando lançou seu primeiro título, o livro-jogo Biobrazuca. A partir daí, surgiram Quanto dura um rinoceronte? (2012), Rio + 20, 21, 22…(2012) e Labirintos – Parques Nacionais (2012).

nurit bensusan 2

“Escrever para crianças sobre temas biológicos e ambientais é um enorme prazer, e ter o meu trabalho reconhecido pela FNLIJ é muito gratificante”, comemora a escritora e pesquisadora ambiental, doutora em Educação e mestre em Ecologia.  Para ela, ganhar o prêmio irá abrir as portas, não só para a carreira como escritora, mas, especialmente, para o tema dos parques nacionais.

De acordo com Ana Paula Prates, ex-diretora de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente, a carência de livros biológicos voltados para as crianças ainda é muito grande no Brasil. “O livro Labirintos traz essa inovação, traduzindo biologia para as crianças e alertando para a importância da valorização e preservação de nossas áreas protegidas”, comenta a doutora em Ecologia.

Altamente Recomendável

Além de Labirintos, outra obra de Nurit recebeu o selo de “Altamente Recomendável” e concorreu ao prêmio: Quanto dura um Rinoceronte?, que também esteve exposto, entre os dias 25 e 28 de março deste ano, na Feira de Bolonha, na Itália. “Fico gratificada pelo reconhecimento do meu trabalho”, afirma Nurit, que tem como maior expectativa ver seus livros traduzidos para outros idiomas. “Eu adoraria ver, por exemplo, o livro Quanto dura um rinoceronte? publicado em árabe, swahili ou mandarim”, revela a autora que lançou a empresa de criação de jogos e livros infantis, Biolúdica, em 2010.

Mais informações:
www.bioludica.com

Lista de vencedores do Prêmio FNLIJ 2013
http://www.fnlij.org.br/imagens/primeira%20pagina/premio%202013%20-%202012.pdf

Releases:
Livros de bióloga brasiliense estarão na Feira de Bolonha
https://bioludica.wordpress.com/2013/03/13/livros-de-biologa-brasiliense-estarao-na-feira-de-bolonha/

Parques nacionais viram tema de livro infantil
https://bioludica.wordpress.com/2012/09/19/parques-nacionais-viram-tema-de-livro-infantil/

Entrevista – VÍDEO:
Nurit Bensusan fala sobre o livro-jogo Labirintos – Parques Nacionais

Nurit Bensusan conta como se tornou escritora de obras infantis
http://www.youtube.com/watch?v=tUXFLGCSpA8

FOTO Nurit Bensusan:
Crédito: Tamara Barreto / Gulyas Comunicação

Assessoria de Imprensa da Biolúdica:
Gulyas Comunicação

(61) 8428 0719 / 8177 3832
Fernanda Fernandes e Clarice Gulyas
gulyascomunicacao@gmail.com

 

Anúncios